Câmara Municipal de Caldas da Rainha
- PT/AUEVR/CAMRAI
- Entidad colectiva
- 1511-
Câmara Municipal de Caldas da Rainha
Universidade Coimbra. Museu Mineralógico e Geológico
Os seus antecedentes remontam à criação do Gabinete e do Museu de História Natural em 1772, na sequência da reforma pombalina, então integrados na Faculdade de Filosofia. Em 1991 é criado o Departamento de Ciências da Terra, herdeiro do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico.
Instalado no Palácio do Monteiro-Mor, Lisboa/Lumiar, adotou a partir de 2015 a denominação de Museu Nacional do Teatro e da Dança. Além do acervo variado de cerca de 260.000 peças, tem também um valioso espólio fotográfico e dispõe de biblioteca especializada em artes do espetáculo.
Sindicato Nacional dos Músicos
Com diferentes designações, o associativismo musical remonta ao século XVII, sendo a Associação de Classe dos Músicos Portugueses, fundada em 1909, o antecessor do Sindicato Nacional dos Músicos.
Museu das Artes de Sintra (MU.SA)
Espaço museológico instalado no antigo casino da Vila que foi ocupado entre 1997-2007 por parte do acervo da Coleção Berardo, então designado por Museu de Arte Moderna, devoluto após a transferência da referida coleção para o Museu Colecção Berardo no Centro Cultural de Belém.
Amado, Manuel António de Sotto-Mayor da Silva; Amado, Maria Teresa Rosa Viegas
Arquiteto de formação, atividade que exerceu a par do interesse que cedo manifestou pela pintura (1938-2019). Partiu para Angola em 1961, já com sua mulher Teresa Amado, conhecendo aí Cruzeiro Seixas, a convite do qual realizou a primeira exposição individual em 1978 na Galeria da Junta de Turismo da Costa do Sol. Expôs regularmente desde 1983 e em Junho de 1987 abandonou a atividade profissional como arquiteto para se dedicar exclusivamente à pintura, decisão que contou com o apoio da mulher. A sua obra está representada em coleções públicas e privadas.
Livreiro e galerista português, nascido no Rio de Janeiro, começou a trabalhar aos 10 anos. Abriu a sua livraria em 1960, no Campo Grande em Lisboa e foi também editor. Em 1964 iniciou atividade como galerista, abrindo em Lisboa a Galeria 111 e a Galeria Zen, no Porto, em 1971. O interesse pelas artes levou-o a visitar os melhores museus e feiras de arte, a colaborar com a Sociedade Nacional de Belas Artes e diversas fundações e museus em exposições de arte portuguesa, tendo sido ainda comissário de exposições internacionais. Foi distinguido com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade e com o grau de Comendador e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.