Diabo (O)

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa coletiva

Forma autorizada do nome

Diabo (O)

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1976-02-10-

Histórico

O semanário "O Diabo" foi fundado por Vera Lagoa em 10 de fevereiro de 1976.
Inicialmente associado a uma posição de direita, o jornal enfrentou um período conturbado durante o Processo Revolucionário em Curso (PREC), sendo suspenso pouco após o lançamento do segundo número devido a críticas ao regime. Com o passar dos anos, o jornal evoluiu para uma postura mais pluralista, dando voz a diferentes perspectivas políticas.

Locais

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

O Diabo é um semanário político independente de circulação nacional que se dedica à informação e análise política atual, promovendo o debate de ideias em defesa de um jornalismo livre e interventivo.
O Diabo posiciona-se como um jornal de combate, comprometido com uma cultura patriótica e enraizado nos valores da identidade nacional e da portugalidade. O jornal não hesita em tomar posição e denunciar o que considera prejudicial aos interesses de Portugal, respeitando a história da nação como inspiração para analisar criticamente os acontecimentos atuais. Independente de partidos políticos ou outras influências, o Diabo defende o direito à liberdade de informação e expressão, valorizando o rigor jornalístico sem abrir mão do debate de ideias e do questionamento das autoridades.

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

PT/AUEVR/DIA

Identificador da instituição

PT/AUEVR

Regras ou convenções utilizadas

ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004.
DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão ou eliminação

Revisto por David Baptista em 2024-02-17

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

  • latim

Fontes

“Trinta anos depois, O Diabo "já não incendeia o país". (10 de fevereiro de 2006).[em linha].[consultado em: 2024-02-17]. Disponível em: https://www.publico.pt/2006/02/10/jornal/trinta-anos-depois-o-diabo--ja-nao-incendeia-o-pais-62817
O Diabo (jornal, 1977). Wikipédia: A Enciclopédia Livre.[ Em linha]. [consultado em: 2024-02-17]. [Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Diabo_(jornal,_1977)

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados