Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa coletiva
Forma autorizada do nome
Diário de Coimbra
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1930-05-24-
Histórico
O Diário de Coimbra, fundado em 24 de maio de 1930 por Adriano Viegas da Cunha Lucas, é um jornal diário generalista. Tinha 4 páginas (8, em formato mais pequeno, a partir de 16 de julho de 1946) a 5 colunas.
É o mais antigo jornal diário em Portugal ainda na posse da família do seu fundador e um dos mais antigos da Europa, resistindo à devastação da II Guerra Mundial que fechou ou transferiu muitos jornais. O filho do fundador, também chamado Adriano Lucas, assumiu a liderança do grupo em 1950. O período mais desafiante na história do grupo foi marcado pela resistência à censura durante a ditadura em Portugal, levando à suspensão da publicação por um ano.
O jornal passou por várias mudanças ao longo das décadas, incluindo atualizações no formato e conteúdo, como a introdução de suplementos temáticos e melhorias na tecnologia de impressão.
Entre janeiro de 1994, e até 1995, este jornal viu serem publicados suplementos diários como: Centro Portugal Política, Centro Portugal Desporto, Centro Portugal Saúde, Centro Portugal Jovem, Centro Portugal Motores e Centro Portugal Turismo e um de Economia.
Atualmente, o Grupo Diário de Coimbra é uma referência na imprensa regional portuguesa que engloba também o Diário de Aveiro, o Diário de Leiria e o Diário de Viseu. É o principal grupo de imprensa diária regional em Portugal que lidera os índices de leitura na Região Centro.
Locais
Estado Legal
funções, ocupações e atividades
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
PT/AUEVR
Regras ou convenções utilizadas
ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004.
DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão ou eliminação
Revisto por David Baptista em 2024-02-23
Línguas e escritas
- português
Script(s)
- latim
Fontes
Diário de Coimbra.[Em linha].[Consultado em: 2024-02-23]. Disponível em: https://www.diariocoimbra.pt/estatuto_editorial
Diário de Coimbra. Wikipédia: A Enciclopédia Livre.[Em linha].[consultado em 2024-02-23]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_Coimbra