Primeiro de Janeiro

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa coletiva

Forma autorizada do nome

Primeiro de Janeiro

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

  • . (O) Primeiro de Janeiro . A Revolta de Janeiro

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1868-12-01-

Histórico

O Primeiro de Janeiro foi um jornal diário fundado na cidade do Porto em 1 de dezembro de 1868. Seu título foi inspirado nas manifestações da "Janeirinha", que ocorreram em 1 de janeiro de 1868 e foram um marco no fim do período da Regeneração em Portugal.
Inicialmente chamado A Revolta de Janeiro, teve sua publicação suspensa em 31 de agosto do mesmo ano, retornando ao mercado em 1 de dezembro com o nome atual, que permanece até hoje. A partir de 1 de janeiro de 1869, sob a direção de Ferreira Baltar, passou a ser publicado diariamente, herdando os ideais liberais do Porto e adotando o lema de informar de forma imparcial e pluralista.
O jornal contou com colaboradores prestigiados como Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, e Antero de Quental.
Em 1919, devido a dificuldades financeiras, o jornal foi vendido a um grupo de investidores de Lisboa.
Em 1923, foi novamente adquirido por empresários liderados por Manuel Pinto de Azevedo e Adriano Pimenta. Manuel Pinto de Azevedo Júnior dirigiu o jornal nas décadas seguintes, tornando-o uma referência nacional, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, ao apostar no noticiário internacional e apoiar os Aliados.
Na década de 30 do século XX alcançou o status de um dos três jornais mais importantes de Portugal, ao lado do Diário de Notícias e do Século, ambos de Lisboa.
Após a morte de Manuel Pinto de Azevedo Junior em 1978, o jornal enfrentou instabilidade na direção, perda de leitores e publicidade, tornando-se um jornal regional em 1991 sob a direção de Nassalete Miranda.
Em 2008, os jornalistas foram informados do encerramento temporário para reformulação gráfica, mas o jornal retornou em setembro com um novo diretor, Rui Alas Pereira.

Locais

Sede de Redação: Praça Carlos Alberto, 123 – 2º Piso - 4000-159 PORTO

Estado Legal

Nº Registo ERC: 101249

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

PT/AUEVR/PRIJAN

Identificador da instituição

PT/AUEVR

Regras ou convenções utilizadas

ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004.
DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão ou eliminação

Revisto por David Baptista em 2024-02-07

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

  • latim

Fontes

www.oprimeirodejaneiro.com.pt. Estatuto Editorial. [consultado em 2024-02-07]. Disponível em: https://www.oprimeirodejaneiro.com.pt/info-page/estatuto-editorial-1639049063
Porto Editora – O Primeiro de Janeiro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-07 21:45:09]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$o-primeiro-de-janeiro
O Primeiro de Janeiro. Wikipedia: A Enciclopédia Livre. [consultado em 2024-02-07]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Primeiro_de_Janeiro

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados