Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa coletiva
Forma autorizada do nome
Voz Portucalense
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1970-01-03-
Histórico
A Voz Portucalense, um jornal semanal de caráter eclesial, foi fundado em janeiro de 1970 por iniciativa de D. António Ferreira Gomes, então Bispo do Porto. Surgiu como sucessor do jornal "Voz do Pastor". A mudança de nome para "Voz Portucalense" reflete a influência da eclesiologia resultante do II Concílio do Vaticano.
Desde julho de 2003, a Voz Portucalense é titular da Fundação Voz Portucalense, assumindo a responsabilidade como editora do semanário diocesano. Em 2021, recebeu o título honorífico do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão, do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica em Portugal.
Locais
Redação e Administração: Casa Episcopal do Porto – Terreiro da Sé, 4050-573 Porto
Estado Legal
funções, ocupações e atividades
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
O primeiro número, datado de 3 de janeiro de 1970, delineou a missão do jornal como um semanário diocesano, comprometido em ser a voz autêntica da Igreja portucalense, especialmente na era pós-Conciliar. A publicação defende a ideia de uma Igreja em diálogo e expressa a necessidade de adaptar-se às mudanças propostas pelo Concílio do Vaticano II.
Ao longo dos anos, a Voz Portucalense enfrentou desafios e mudanças na sua audiência, especialmente após o 25 de Abril de 1974, quando todos os jornais ganharam liberdade para expressar opiniões. Apesar disso, a publicação manteve-se como uma voz da Igreja na sua diversidade, procurando informar sobre eventos e vida comunitária. Atualmente, o diretor do jornal é Manuel Correia Fernandes.
Ao longo de mais de 25 anos de existência, a Voz Portucalense adaptou-se aos interesses do cidadão comum e do cristão, tornando-se um semanário que não expressa apenas opiniões, mas também divulga o que acontece na Igreja real. Com uma diversidade de seções, o jornal busca informar sobre a vida das comunidades e mostrar a realidade da Igreja do Porto.
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
PT/AUEVR
Regras ou convenções utilizadas
ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004.
DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão ou eliminação
Revisto por David Baptista em 2024-02-04
Línguas e escritas
- português
Script(s)
- latim
Fontes
www.vozportucalense.pt. Ficha Técnica. [consultado em 2024-02-04]. Disponível em: https://www.vozportucalense.pt/fichatecnica.
VOZ PORTUCALENSE: Semanário Eclesial de Informação e de Opinião. [consultado em 2024-02-04]. Disponível em: https://etc.pt/VP/vp-49.htm
Internet: Jornal «Voz Portucalense» teve «mais de 1 milhão de páginas visitadas» em 2020. (2021). [consultado em 2024-02-04]. Disponível em: https://agencia.ecclesia.pt/portal/internet-jornal-voz-portucalense-teve-mais-de-1-milhao-de-paginas-visitadas-em-2020/