Identity area
Type of entity
Corporate body
Authorized form of name
Mosteiro de Santa Clara de Elvas
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
1526-1909
History
Mosteiro fundado a 26 de Abril de 1526 pelo rei D. João III, que obtém licença para o efeito do cardeal D. Afonso, como governador do arcebispado de Évora. Tem como primeira abadessa Soror Violante Pereira, do cenóbio de Santa Clara de Portalegre. O mosteiro é edificado em casas doadas por Joana de Brito e Margarida Pereira, sua irmã, com a condição das abadessas não receberem freiras sem consentimento de ambas, disposição que ficou estabelecida em escritura aprovada por Frei Pedro do Campo, mestre provincial dos conventuais. Com a invocação de Santa Clara ou de Nossa Senhora da Conceição, passa da claustra à observância, provavelmente em 1570. Extinto em 1909.
Places
Legal status
Functions, occupations and activities
Mandates/sources of authority
Internal structures/genealogy
General context
Relationships area
Access points area
Subject access points
Place access points
Occupations
Control area
Authority record identifier
Maintained by
Institution identifier
BPE
Rules and/or conventions used
• ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004.
• DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
Status
Final
Level of detail
Partial
Dates of creation, revision and deletion
Language(s)
- Portuguese