Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1911-01-01-1977-12-31 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
3 livs. e 2 mçs.; papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Até 1911 a Freguesia foi autónoma, de 1911 a 1926 esteve anexada à Freguesia da Graça do Divor, sendo desanexada em virtude do Decreto n.º 12509, de 18 de outubro de 1926, ficando então anexada à Freguesia de Nossa Senhora da Tourega. A 31 de Dezembro de 1936, pelo Decreto-Lei n.º 27424, a Freguesia foi dada como extinta.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentação produzida pela Paróquia de São Brás do Regedouro referente a património, contas, casamentos e óbitos.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Foram criadas 4 secções, que correspondem a divisões temáticas, para distribuição da documentação. Nas secções integraram-se as séries documentais, estabelecidas com base nas tipologias dos documentos. As séries, constituídas por livros, maços ,cadernos, pastas, documentos compostos e documentos simples, foram sempre ordenadas cronologicamente.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
A documentação encontra-se, na generalidade, em bom estado de conservação.
Instrumentos de descrição
FARRICA, Fátima, Arquivo da Paróquia de São Salvador de Alcáçovas: Inventário, Alcáçovas, Paróquia de São Salvador de Alcáçovas, 2025 (texto policopiado).
Instrumento de pesquisa gerado
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
• ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004.
• DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Junho de 2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por: Fátima Farrica