Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1726-01-01-1980-12-31 (Creation)
Level of description
Subfonds
Extent and medium
2 livs., 7 mçs. e 5 docs.; papel.
Context area
Name of creator
Administrative history
As fábricas eram as legitimas proprietárias de todos os bens móveis e imóveis das paróquias e eram geridas por um corpo humano que fazia parte da paróquia e onde se incluía o pároco. Por isso, funcionavam como subinstituições das paróquias. Daí que a documentação da fábrica não constitua um fundo autónomo, mas antes um subfundo do fundo da paróquia. As fábricas existiram desde a Idade Média, época em que também eram denominadas por “obra”, como por exemplo na Sé de Évora. Daí a expressão “obra da Sé” que não se relaciona exclusivamente com as obras de construção da catedral, mas também com essa gestão de recursos para assegurar todo o suporte material do culto. Nas dioceses o administrador honorífico da fábrica era o bispo, mas as funções de gestão eram, na prática, desempenhadas por membros o cabido. A designação deste organismo mudou, aliás, ao longo do tempo. A ereção canónica da fábrica da igreja paroquial de Alcáçovas ocorreu a 11 de novembro de 1940, altura em que substituiu a chamada comissão fabriqueira paroquial de Alcáçovas. Todavia, essa figura já existiria na igreja de S. Salvador desde a Idade Média, embora não tão formalizada como veio a ser nos tempos mais recentes. A documentação que restou e que a ela se reporta remonta a 1726.
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Documentação produzida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Alcáçovas referente a constituição e regulamentação, expediente, património, contas e música.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Foram criadas 5 secções, que correspondem a divisões temáticas, para distribuição da documentação. Nas secções integraram-se as séries documentais, estabelecidas com base nas tipologias dos documentos. As séries, constituídas por livros, maços, cadernos, pastas, documentos compostos e documentos simples, foram sempre ordenadas cronologicamente.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
A documentação encontra-se, na generalidade, em bom estado de conservação.
Finding aids
FARRICA, Fátima, Arquivo da Paróquia de São Salvador de Alcáçovas: Inventário, Alcáçovas, Paróquia de São Salvador de Alcáçovas, 2025 (texto policopiado).
Generated finding aid
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
• ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004.
• DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
Status
Final
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
Junho de 2025
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Descrição elaborada por: Fátima Farrica